MITOS E VERDADES SOBRE O CLAREAMENTO DENTAL
- Carlos Katayama

- 16 de mar. de 2017
- 1 min de leitura

Apesar de tanta fama e procura pelo clareamento dental, esse procedimento ainda gera muitas dúvidas. Para ajudar a entender como ele funciona, separamos alguns mitos e verdades na hora de branquear os dentes.
Qualquer pessoa pode fazer clareamento.
Mito. Existem alguns casos em que o tratamento não é indicado como: em mulheres grávidas, crianças menores de 15 anos com o esmalte ainda não completamente formado, pessoa com implante, pacientes que apresentam doença periodontal e muitas restaurações, alérgico aos componentes da fórmula e pacientes com retração gengival.
Durante o clareamento deve-se evitar ingerir bebidas e alimentos com corantes.
Verdade. Durante o tratamento clareador alguns alimentos, bebidas ou produtos devem ser evitados, pois podem interferir no resultado final do tratamento. A durabilidade da cor alcançada com o clareamento será reduzida se o paciente consumir excessivamente algumas bebidas como café ou chá preto ou ainda fumar.
Clareamento enfraquece o dente.
Mito. O clareamento consiste em uma reação química. O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.
Receitas caseiras como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada e casca de laranja clareiam os dentes.
Mito. Estes produtos citados não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo e irá realizar apenas um polimento da superfície externa do dente (esmalte).
Lembre-se: clareamento dental é coisa séria, só um profissional capacitado poderá deixar você com o sorriso que deseja, sem lhe causar danos, nunca faça sem o devido acompanhamento.

Dr. Carlos Henrique Katayama
Odontologia CRO/MS 3336

Comentários